Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniu neste dia 10, conforme previsto em seu calendário de atividades, dois dias após a apresentação oficial do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. O Conselho tem a tarefa de nortear, aplicar e avaliar as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese.

Neste sábado, dia da primeira reunião ordinária, os conselheiros retomaram o conjunto de dez eixos que vão inspirar a elaboração dos planos de pastoral para a vivência da fé nas comunidades eclesiais, no horizonte inspirador de sempre Proclamar a Palavra de Deus. Com entusiasmo missionário, os integrantes do Conselho avaliaram que a Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir dos frutos da 5ª Assembleia do Povo de Deus (5ª APD), busca ser cada vez mais misericordiosa, “em saída, corajosamente debruçando-se sobre a humanidade sofredora, como servidora”.

Nesse sentido, conforme avaliação dos conselheiros, a Arquidiocese mantém-se comprometida com a família cristã, “célula vital da Igreja e da sociedade, no horizonte dos ensinamentos doutrinais da Igreja Católica, abominando a ideologia de gênero e tudo o que desvirtua o plano e o querer de Deus para seus filhos e filhas”. O que se assume, conforme bem observa o Conselho, é enfrentar as vicissitudes que desafiam a condição humana, contribuindo para que todas as pessoas tenham a oportunidade de reencontrar e seguir Jesus Cristo, “na permanente tarefa de reconquistar a inteireza da dignidade humana, razão porque o Verbo se fez carne para nos salvar”.

Os conselheiros estão convictos de que a Arquidiocese precisa ser uma “Igreja hospital de campanha”, conforme palavras do Papa Francisco, mantendo-se sempre fiel às verdades da fé. O Conselho Arquidiocesano de Pastoral convoca todos os cristãos católicos a assumirem mais decisivamente essa missão evangelizadora, nos passos indicados em torno dos dez eixos presentes no Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra. “Esses dez pontos devem nortear planejamentos e ações, refletindo comprovada fidelidade da Arquidiocese de Belo Horizonte a Jesus Cristo, Mestre e Senhor, que nos chama e envia para tudo realizar com amor e fidelidade misericordiosa”, orienta o Conselho.

Fonte: www.arquidiocesebh.org.br