A verdade vos tornará livres!

O tema do Dia Mundial das Comunicações em 2018 é  “A verdade vos tornará livres. Notícias falsas e jornalismo de paz”, e a mensagem do Papa Francisco vem repleta de ponderações que precisam ser relidas e estudadas dada a profundidade e sabedoria ali presentes.

Originado no meio da imprensa, o termo 'notícias falsas' - em inglês: fake news - são notícias que, apesar de aparentemente apresentarem a verdade sobre um assunto ou pessoa, elas escondem pontos importantes da realidade, mascarando valores ou geram distorção e divisão. A Secretaria para a Comunicação do Vaticano explicou em um comunicado que “trata-se de uma distorção muitas vezes instrumental dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos”.

'No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas”, afirma a Secretaria para a Comunicação.

Enquanto cristãos convictos de seu papel na sociedade e na cultura em que estamos, devemos agir com sabedoria ao receber uma informação. Dada a facilidade de compartilhamento existente nas redes sociais e aplicativos de mensagens, devemos avaliar com atenção e fazer uma avaliação do impacto que será causado pela notícia, especialmente se, mais tarde, se confirmar que se trata de um trote, um engano, um equivoco ou um boato... E neste último caso, tem-se observado quantos boatos são deliberadamente criados e divulgados com a intenção de confundir e enganar. 

Muito mais que tratar de geração ou distribuição de notícias geram polarização ou manipulação, a mensagem do Papa busca resgatar o que há de mais belo no homem: sua capacidade de buscar a Deus e comunicar esse Deus! Se o fazemos, o fazemos pela fé e pela nossa conscientização da missão do próprio Cristo. Logo, não há como não ser um anunciador do amor e da verdade, da justiça e da paz. Anunciemos a verdade, e ela nos tornará livres!