Fazendo memória da V APD

A V APD aconteceu passo a passo, como a criação do mundo por Deus! Era dezembro de 2016 no ar ecoava a voz do nosso pastor Dom Walmor Oliveira de Azevedo a conclamar-nos para abrirmos nossos corações para viver a V Assembleia do Povo de Deus que estava chegando para buscarmos a Igreja que todos queremos.

Assim a porção da Igreja de Belo Horizonte que está no Caiçara, mais precisamente na Paróquia Santa Clara da Piedade, através do seu Conselho de Pastoral começou a dar passos. Vivemos todas as etapas: 

Pesquisa pela internet – nossos paroquianos foram incentivados a participar, tendo um final de semana após as celebrações computadores e orientadores para participarem da pesquisas, oportunidade de dar sua opinião.

Recebimento do Guia da V AAPD – Os conselheiros motivados por nosso Pároco Padre Paulo Arrighi Franco e cientes de sua responsabilidade, como representantes da comunidade paroquial, o receberam e certamente o estudaram.

Vigília de Pentecostes – em comunhão com todas as comunidades paroquiais estivemos em Vigília na noite de pentecostes e participamos com muita alegria da festa de Corpus Christi, com a força de nossos jovens durante toda a noite.

Assembleia paroquial - no mês de junho estivemos reunidos para darmos nossa colaboração no levantamento de diretrizes necessárias para o caminhar da nossa comunidade paroquial e eleger nossos representantes nos passos que nossa V APD teria – forania/região episcopal/arquidiocese.

Na etapa forânea nossos conselheiros se fizeram representar para a discussão e conclusão das diretrizes que iriam para a fase regional, bem como da eleição do nosso Vigário Forâneo (Forania São Francisco das Chagas) Pe. Carlos Roberto Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz.

No mês de setembro realizamos nossa Assembleia Regional (RENSE) onde fomos representados pelos delegados eleitos para a APD. Foi um momento de muita graça e luz, padres e leigos discutiram e concluíram as nossas diretrizes para o momento culminante de nossa V APD.

Finalmente chegamos a etapa arquidiocesana: Igreja de Belo Horizonte congregada no Colégio Pio XII tomada pelo Espírito de Deus em seu coração em união com o nosso Arcebispo Dom Walmor e seus Bispos auxiliares, Dom Joaquim Mol, Dom João Justino (nosso Bispo auxiliar Dom Edson José Oriolo dos Santos não se fez presente, pois estava se convalescendo de uma cirurgia nos olhos) mas, com certeza esteve com seu coração unido ao nosso. Ali vivemos um tempo de graça e alegrias intensas.

Trabalhamos, rezamos para que as Diretrizes fossem discutidas e aprovadas e assim se fez, nós que lá estivemos percebemos a beleza e força de nossa Igreja reunida em assembleia e pudemos dizer no final do dia: Vamos, precisamos PROCLAMAR A PALAVRA. 

No dia 08 de dezembro, conforme o cronograma previsto recebemos o livreto, Documento oficial da V APD – PROJETO PROCLAMAR A PALAVRA! 

Margarida Maria