Família - Lembrança de Fé

Com muita alegria vi a Assembleia Paroquial, realizada em fevereiro, eleger os quatro pilares que nortearão as ações evangelizadoras e missionárias de nossa paróquia, nossa querida “Família Santa Clara da Piedade”.

Dentre os dez pilares que direcionam o Projeto Pastoral da nossa Arquidiocese, vamos priorizar quatro deles em nossa paróquia nos próximos anos, e dentre estes, um chama-se FAMÍLIA.

Família é onde a Igreja começa, é onde a fé começa, é onde encontramos e fazemos uma constante experiência de Deus. Muitos se referem a ela como a igreja doméstica. Sem dúvida, uma vivência de fé e espiritualidade por parte dos protagonistas das famílias torna o relacionamento mais fácil.

Se você fizer um pequeno esforço, certamente, você lembrará de momentos de espiritualidade quando ainda era muito criança: seus pais rezando, uma procissão de velas ou da igreja onde fez a catequese, por exemplo. A primeira igreja que me recordo, a recordação mais antiga de todas que tenho, foi o casamento de uma prima do meu pai na Capela Santa Clara, cerca de 42 anos atrás. Lembro que estava sentado na escadaria da frente esperando o casamento começar, e um moço veio conversar comigo. Claro que não lembro da conversa, mas lembro que ele era bem legal e alegre. Mais tarde era quem celebrava o casamento. Ele era o padre!

Sem dúvida nosso pai, nossa mãe e outros parentes, foram os precursores da nossa fé. Eles nos deram muitos exemplos, seja por algum momento de oração, seja pela presença de imagens de santos em casa, seja nos levando para as missas quando não queríamos enquanto crianças... Vejam como é importante o papel da família nesta orientação. É neste ambiente familiar que nasce um novo cristão. São essas as primeiras recordações que as crianças terão e começarão a formar nelas uma “lembrança de fé”.

No Sínodo das Famílias, realizado em 2015, o grande desafio de nosso Papa Francisco foi acolher e conduzir orientações quem gerem ação pastorais. Além de refletir sobre diversos assuntos referentes ao casamento e à família, foram aprofundados diálogos importantes no que diz respeito às estruturas familiares “que vivem em situações contrastantes com o ensinamento do evangelho”. 

Seguindo estas orientações, a nossa Arquidiocese, ao definir as diretrizes dos trabalhos de evangelização e planejar as ações pastorais com a realização da 5ª Assembleia do Povo de Deus, apresenta uma orientação inicial para o diálogo sobre o tema FAMÍLIA:

O Matrimônio, no qual mulher e homem procuram, segundo a graça de Deus, corresponder ao mais profundo de sua vocação, tem valor para a Igreja e para a sociedade, e não restringe a compreensão da existência de outras configurações familiares, oriundas de situações sociais, culturais, econômicas e religiosas diversas. Compreende-se, então, que a família é a união das pessoas na consciência do amor, “cuja força [...] reside essencialmente na sua capacidade de amar e ensinar a amar”, constituindo um núcleo fundamental das sociedades. Como Igreja doméstica, a família precisa ser, constantemente, valorizada nas suas particularidades e pluralidades, que enriquecem a Igreja.

Assim, nossa paróquia inicia uma série de preparativos para que, no decorrer dos próximos quatro anos, com o amor misericordioso de Deus, sejamos capazes de gerar práticas de solidariedade, fraternidade, igualdade e respeito no que diz respeito a este tema. 

A presença e participação de sua família, seja ela formada apenas por uma pessoa (pessoas solteiras, separadas, viúvas) ou casais (casados ou não, em segunda união, de sexos opostos ou não) é que farão nossa Igreja crescer e se fortalecer com as novas diretrizes e ser presença de Deus no meio de nós. É nesta participação que nascerão as lembranças de fé que queremos deixar para nossos filhos e a igreja de nosso futuro.

William
Pascom Santa Clara da Piedade