Ano Mariano: vamos nos aproximar mais das mães

Em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, e aos 100 anos da Imagem de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, instituiu-se o Ano Nacional Mariano, que teve início no dia 12 de outubro de 2016, e será concluíndo em 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Por meio de Nossa Senhora Aparecida, somos chamados a pensar na figura do escravo e perceber que Nossa Senhora quer nos libertar de uma escravidão muito pior, que é aquela que nos submetemos por causa do pecado. E é exatamente dessa escravidão que a Santíssima Virgem deseja nos livrar. Nossa Senhora de Fátima, nos ajuda a compreender que a devoção à Virgem Maria é o instrumento pelo qual a Providência Divina age para nos livrar de outra escravidão: os erros do comunismo (na época em Portugal e rodeando-nos no tempo presente), e, nos dias atuais, a escravidão através das nuvens negras do aborto, da ideologia de gênero, da destruição das famílias, do egocentrismo, da corrupção desenfreada, a perda dos direitos dos trabalhadores, a desvalorização do ser humano, a fome, a indiferença, a fé que se torna comercializada, a cultura do “TER” ao invés de “SER”...

Temos um período para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com as “Nossas Senhoras” como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje; tornarmo-nos uma Igreja em saída, uma Igreja misericordiosa, que a exemplo das “Nossas Senhoras”, vai ao encontro dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo – alegria da fé em Cristo.

Em comemoração aos centenários destas grandes mulheres, “Nas Senhoras De Aparecida e Fátima”, criemos pequenos grupos especiais de orações em nossos lares, para o mês de Maio, com uma proposta diária de meditação da Palavra de Deus e de oração... que tenham um percurso orante a partir da meditação de trechos bíblicos que focam a figura de Maria e o seu percurso de fé... Inspirado nas palavras da visitação de Maria a sua prima Isabel, que exalta a grandeza de sua fé, proclamando-a Bem-aventurada: “O meu Imaculado Coração será o caminho que te conduzirá até Deus”, que enfatizem os milagres de Aparecida não somente aos pescadores mas em diversos fatos da vida.

Algumas etapas:
1) - A eleição por Deus
2) - O compromisso frutífero com os desígnios de Deus e
3) - O renascer como nova criatura pela mão de Deus.

Sugerimos: Rezar o Terço em Família ou em Comunidade: É uma exortação à oração comunitária do santo terço. Uma meditação sobre os mistérios do Rosário. Criem uma conclusão do mês de Maria, com procissão das velas.

Reflexões: Criem momentos para falar sobre as ações e o poder da mulher sobre a figura de Maria, a Senhora das Mil Faces: Quem é Maria?

Retomar a prática do Santo Rosário: O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae) que, ao sopro do Espírito de Deus, foi-se  formando gradualmente no segundo Milênio; é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério da Igreja.

Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milênio recém-iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a “fazer-se ao largo” (duc in altum!) para reafirmar, melhor “gritar” Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como “Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6)”.

Que a companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima nos ajudem a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo! 

Vanesca Matilde
Pascom Santa Clara da Piedade