Eu estou aqui?

Na última edição do nosso jornal eu havia comentado sobre as mudanças tecnológicas e, apesar de serem tantas, nós é quem devemos, entre as coisas que passam – no caso, tecnologia – escolher as que não passam, como a espiritualidade de nossas vidas e nossa esperança em uma vida plena.

Estes dias fiz uma visita a um conhecido que mora em uma vila, e me deparei com uma situação inusitada: o moço tinha uma internet de 60Mb em casa. Esta situação me levou a relembrar de algo: há duas décadas atrás eu mal conseguia fazer uma conexão com uma fax-modem a uma velocidade de 0,056Mb. É até estranho converter para a mesma unidade, para dar noção da grandeza. Quantas coisas melhoraram no acesso à informação e ao conteúdo que está disponível na internet. Graças à evolução da tecnologia, facilidade na instalação e melhoria de infraestrutura, hoje mais pessoas podem acessar informações, porque tudo está na web. 

Assim como este conhecido, a vida de outras pessoas tem mudado, como uma amiga que, nos tempos de faculdade, tinha um certo “medinho” de computador. A internet estava “nascendo” e ela dizia que não entendia o que as pessoas viam naquilo. Por obrigações da carreira de comunicação viu-se obrigada a ter seu primeiro computador e hoje, pasmem, senta diante de seus amigos no facebook e faz uma pregação online, ali, na hora, ao vivo, e te leva a vivenciar a fé da mulher que peitou Jesus. Não foi a tecnologia que a escolheu(e a fez ser apenas uma usuária dos recursos), mas ela escolheu a tecnologia e usa as tecnologias existentes em favor do Reino de Deus.

É disso que estou falando: a tecnologia está aí para nos ajudar a anunciar o Reino. Hoje mesmo, durante minhas orações, me recordava de uma música que eu acho muito, muito linda. Uma música de uma banda chamada “Anjos de Resgate” chamada Estou Aqui. Ela expressa os sentimentos de um cristão diante de Jesus, em um momento de adoração, e seu refrão termina assim: ‘... pelos que não creem em Deus, estou aqui’.

Vejam que coisa mais linda ser cristão! Não deveria nos bastar apenas ir à missa aos domingos, ajudar um doente ou a um necessitado, fazer uma caridade ou doar uma cesta básica ou esmola. Somente isso não deve nos bastar! Mais que isso, este refrão ensina: ir além e rezar mesmo por aqueles que não tem esperança em nada, não tem nenhuma espiritualidade, não tem nenhum motivador de seus sonhos e animador de seus corações. E quantas pessoas hoje não estão assim: sem esperança, sem fé, sem sonhos espirituais de longo prazo? 

Ao longo dos dias marcamos hora para ir a um médico, marcamos hora para ir trabalhar, marcamos hora com um cliente para uma reunião. Espero que você também tenha na sua agenda marcadas reuniões entre você e Deus. Um momento reservado à sua espiritualidade, ao diálogo entre seu eu interior e o Altíssimo. Posso te garantir que este momento será marcante se for diante de um sacrário, em um momento de adoração. Afinal somos cristãos e Cristo é o norte, a direção em nossas vidas, não é mesmo? E quando estiver lá, diante de Deus que se fez homem que se faz alimento, diga: eu estou aqui!