As sociedades são o que são as suas famílias?

A Família é a responsável por promover a segurança, o amor, o acolhimento, o apoio necessário para o desenvolvimento saudável tanto físico, como emocional, mental e até mesmo espiritual de seus membros. É através da família que a criança desenvolve sua estrutura psíquica, forma os conceitos e regras que determinarão sua ética futura, forma sua personalidade, desempenha papéis, compreende as funções de cada membro bem como adquire a noção de autoridade e hierarquia. Estar em família é uma oportunidade de lidar com as diversas gerações, com suas crenças, suas regras, seus costumes e valores, suas diferenças e as relações estabelecidas entre seus membros.

Dentro da família temos o nosso primeiro treino de como lidar com o mundo. O papel da família é educar os filhos preparando-os para a vida e para o convívio social saudável e isso compreende o bom relacionamento entre o casal, com diálogo, respeito e entendimento mútuo, amor, troca de ideias, bem como saber colocar limites no momento certo, dar ordens, ajudar a criança a lidar com frustrações, com o egoísmo (que já nasce com ela), com a impulsividade, entre outros sentimentos, através da educação ajudando-a a desenvolver o respeito e a disciplina.

É natural e esperado que os pais exerçam a liderança tanto na tomada de decisões como nas escolhas que acreditam ser as melhores para os filhos no período da infância.  Nesse período os filhos geralmente assumem um papel mais receptivo e passivo. Porém, na adolescência normalmente começam os conflitos, pode haver a tentativa dos pais em querer manter os filhos como crianças ou então, os mesmos delegam poder demais aos filhos que ainda não tem condições de assumir uma determinada situação sozinhos ocasionando problemas familiares ou mesmo sociais.

Fica uma frase para a nossa reflexão e possibilidades de mudanças. Dizia o filósofo Aristóteles: “As sociedades são o que são as suas famílias”. Isso é verdade? O que pode ser mudado?

Fonte: www.psicologiaemsantana.com.br