Dízimo é oferta de gratidão e de partilha com a comunidade

Dedicaremos esse espaço para refletir sobre o dízimo, sua importância na vida da Igreja e de cada fiel. O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal.

Podemos afirmar que o dízimo é o caminho que os cristãos possuem para a manutenção da vida da Igreja local onde eles celebram e manifestam a sua fé. Para que a paróquia funcione normalmente e as celebrações aconteçam são necessários gastos com energia elétrica, com a utilização da água para a limpeza, funcionários para o serviço de atendimento paroquial, aquisição de materiais religiosos para os sacramentos e de equipamentos para o funcionamento das atividades.

Por sua Palavra, Deus nos convida para a confiar nele, que é o único Senhor de tudo; a ser-lhe agradecidos, porque Ele é a fonte de todo bem; a colaborar com Ele na instauração de uma nova sociedade para que aconteça a partilha e a comunhão de bens, e em consequência que não haja necessitados. Tudo começa com o Patriarca Abrão que “deu ao Senhor a décima parte de tudo que produzia” (Gn 14,20). Depois Jacó, os profetas e as lideranças sempre conscientizaram sobre a necessidade da manutenção das atividades religiosas.

Deve-se ofertar a Deus o que mandar o nosso coração e o que a nossa consciência falar. O Apóstolo Paulo ensina: “Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). Os israelitas sempre ofertaram dez por cento do que colhiam da terra e do trabalho. Daí vem a palavra dízimo, que significa décima parte, dez por cento daquilo que se ganha. Daí usamos este mesmo costume como uma forma de ajudar a nossa comunidade de fé.

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.

Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus. Caso você seja um dizimista fiel da nossa paróquia, os nossos mais sinceros agradecimentos. Caso você ainda não seja um dizimista, venha participar conosco e ajudar na construção do Reino de Deus e manutenção do seu Templo Sagrado e suas atribuições. Converse com o nosso pároco ou com a equipe do dízimo. 

Fonte: paroquiadailha.com.br